Reiki no Senshi
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Reiki no Senshi


 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 mudanças no português

Ir para baixo 
+2
demonikz
revenge neo
6 participantes
AutorMensagem
revenge neo
Admin
revenge neo


Número de Mensagens : 78
Idade : 39
Data de inscrição : 22/12/2008

mudanças no português Empty
MensagemAssunto: mudanças no português   mudanças no português EmptyQui Jan 01, 2009 7:57 am

Parlamento português aprova acordo ortográfico

Jair Rattner

Passados 16 anos desde a assinatura, Portugal aprovou nesta sexta-feira o acordo ortográfico, que unifica a forma como é escrito o português nos países lusófonos.

Apesar de polêmico, o texto foi aprovado por deputados de todos os quadrantes políticos - desde o CDS à direita, até o Bloco de Esquerda - com três votos contra e muitos deputados abandonando o plenário durante a votação.

As mudanças na forma de escrever o idioma em Portugal vão valer dentro de seis anos, enquanto no Brasil os livros escolares deverão ser mudados até 2010.

Questionado sobre o acordo, o escritor José Saramago, prêmio Nobel de literatura, optou por não entrar em polêmica: "Vou continuar escrevendo do mesmo jeito. Isso agora vai ser com os revisores".

Controvérsia
Houve grande polêmica em Portugal. A iniciativa contrária à reforma com maior impacto no país foi uma petição na internet, que tentava convencer parlamentares a votar contra o acordo.


O documento, que criticava a proposta por entender que este significava que Portugal cedia aos interesses brasileiros, teve mais de 35 mil assinaturas desde o início do mês, grande parte delas de intelectuais.

"A língua portuguesa é o maior patrimônio que Portugal tem no mundo", afirmou o deputado Mota Soares, do partido CDS. Ironicamente, dois deputados que encabeçaram a petição - Zita Seabra e Vasco Graça Moura - não estavam no plenário na hora da votação. Zita Seabra disse que, como é proprietária de uma editora, havia conflito de interesses para votar o texto.

Alterações
Os estudos lingüísticos que basearam o acordo indicam que os portugueses terão mais modificações do que os brasileiros. O dicionário português terá de trocar 1,42% das palavras, enquanto no Brasil apenas 0,43% sofrerão mudanças.


Para os portugueses, caem as letras não pronunciadas, como o "c" em acto, direcção e selecção, e o "p" em excepto. A nova norma acaba com o acento no "a" que diferencia o pretérito perfeito do presente (em Portugal, escreve-se passámos, no passado, e passamos, no presente).

Algumas diferenças vão continuar. Em Portugal, polémica e génesis manterão o acento agudo - o Brasil continuará escrevendo com o circunflexo. Os portugueses manterão o "c" em facto - fato em Portugal é roupa - e vão tirar o "p" que no país não é pronunciado na palavra recepção.

Atraso
Aprovar as mudanças foi um longo processo. O conteúdo do acordo já tinha sido aprovado há 16 anos, mas não podia entrar em vigor sem que os Parlamentos ratificassem o protocolo modificativo.


O protocolo previa que o acordo entrasse em vigor quando três países aprovassem o acordo - e não todos os que falam o português, como estava no texto original. No ano passado, São Tomé e Príncipe foi o terceiro a aprovar o acordo, dando validade ao documento.

Para o governo português, a aprovação do acordo é o primeiro passo para existência de uma política internacional da língua portuguesa, que será anunciada quando Portugal assumir a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em julho deste ano.

"É necessário agora desenvolver uma política de internacionalização, consolidação e aprofundamento da língua portuguesa, e o acordo ortográfico é um instrumento para isso", afirmou o ministro da Cultura, Antônio Pinto Ribeiro.

BBC Brasil

Acordo ortográfico é "marco histórico", diz academia

O presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cícero Sandroni, considerou um "marco histórico" a aprovação do acordo que unifica a forma como o português é escrito nos países que falam a língua. Em nota oficial, Sandroni informou que a ABL começou a trabalhar na elaboração do acordo no início dos anos 1970.

A nota da ABL também traz a opinião do acadêmico Evanildo Bechara. Para ele, a reformulação "demonstra o alto grau de maturidade política alcançado pelos países da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP).

Trata-se de uma importante demonstração de efetiva e inteligente tomada de posição dos órgãos governamentais, coadjuvados (auxiliados) pelas agências culturais de que dispõem as sociedades de nossos países", afirmou Bechara no comunicado.

Outro acadêmico que se expressou por meio da nota oficial foi o ex-presidente da ABL Marcos Vilaça, que também considerou "madura" a posição portuguesa. "Portugal acaba de dar prova de grande maturidade e modernidade. A simplificação e unificação ortográfica trarão inúmeros benefícios para a comunidade lusófona. A simplificação do emprego do idioma vai possibilitar o incremento das relações culturais entre nós", disse.



O que você precisa saber sobre o acordo ortográfico

Nestes primeiros dias do ano, quem abrir um jornal ou um site na internet vai perceber as mudanças: em vez de vôo, voo, sem acento; ideia também aparece sem o acento agudo. O "k", o "w" e o "y" retomam seu lugar no alfabeto. O trema dá adeus e palavras como pinguim, linguiça e aguentar perdem o sinal gráfico.

Embora a reforma ortográfica que pretende unificar a escrita nos oito países que falam português - Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Portugal e Brasil - entre em vigor a partir de janeiro, ainda temos até 2012 para nos acostumarmos com as mudanças, segundo o escritor Godofredo de Oliveira Neto, presidente do Conselho Diretor do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e da Comissão de Definição da Política de Ensino, Aprendizagem, Pesquisa e Promoção da Língua Portuguesa (Colip), ligada ao Ministério da Educação (MEC).

As escolas já devem começar a inserir as novas normas para todos os alunos. No ensino básico, as crianças vão aprender o português com as novas regras. Já os estudantes que estão se preparando para o vestibular e concursos públicos não precisam ficar preocupados pois o processo vai ser feito gradualmente.

As mudanças mais importantes e que devem ser aprendidas desde já, na opinião de Oliveira Neto, são:

- Extinção do trema: O trema deixa de existir. Palavras como cinquenta, consequência, frequente, sequestro, sanguíneo etc, deixam de ser grafadas com o sinal sobre o "u". Só continua em nomes próprios, como Müller.

- Regras do hífen: O hífen desaparece quando a segunda parte da palavra começa com "s" ou "r" e essa letra será duplicada, como em contrarregra e antissocial. Se o prefixo termina em "r", deve levar hífen, como em super-resistente.
Também não há hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente, como em aeroespacial e bioenergia.
Ganham hífen as palavras que começam por prefixos e que o primeiro elemento termina na mesma vogal com que começa o segundo, como micro-ondas e arqui-inimigo.


- Acentos diferenciais: foram eliminados os acentos diferenciais em palavras paroxítonas que haviam sido preservados na reforma ortográfica de 1971, como o que diferenciava para, do verbo parar, de para, preposição. A nova regra permite o acento diferencial do verbo "pôr" e mantém, obrigatoriamente, a acentuação no verbo "pôde", para difereciar de "pode".



Brasil: veja o que muda com novo acordo ortográfico

O acordo ortográfico, que unifica a forma como é escrito o português nos países que falam a língua, aprovado pelo Parlamento de Portugal, vai modificar 0,43% do dicionário brasileiro. Os portugueses, que levaram 16 anos para ratificar a proposta e não tinham aderido à reforma ortográfica de 1971, terão que alterar 1,42%.

Na avaliação do professor Godofredo de Oliveira Neto, presidente do Conselho Diretor do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e da Comissão de Definição da Política de Ensino, Aprendizagem, Pesquisa e Promoção da Língua Portuguesa (Colip), ligada ao Ministério da Educação (MEC), as principais mudanças para os brasileiros serão a extinção do trema e mudanças no uso do hífen e de acentos diferenciais.

Confira as alterações que o novo acordo trará para o português escrito no Brasil:

Alfabeto
Passará a ter 26 letras, ao incorporar "k", "w" e "y".


Trema
Deixará de existir, só permanecerá em nomes próprios, como Hübner ou Müller.


Acento agudo
Desaparecerá nos ditongos abertos "ei" e "oi" em palavras como "idéia" e jibóia" e nas palavras paroxítonas com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo em palavras como "feiúra"


Acento circunflexo
Desaparecerá em palavras com duplo "o", como vôo e enjôo e na conjugação verbal com duplo "e", como vêem e lêem.


Acento diferencial
Não se usará mais acento para diferenciar "pára" (verbo) de "para" (preposição) ou "pêlo" (substantivo) de "pélo" (verbo) e "pelo" (preposição mais artigo).


Hífen
Desaparecerá em palavras em que o segundo elemento comece com "r" e "s", como "anti-rábico" e "anti-semita". A grafia passará a ser "antirrábico" e "antissemita". O hífen será mantido quando o prefixo terminar em "r", como em "inter-racial".




Informações: http://noticias.terra.com.br/educacao

Ir para o topo Ir para baixo
https://reikisenshi.forumeiros.com
demonikz
Moderador
demonikz


Número de Mensagens : 128
Idade : 29
Warning : mudanças no português 22101010
Data de inscrição : 22/12/2008

mudanças no português Empty
MensagemAssunto: Re: mudanças no português   mudanças no português EmptyQui Jan 01, 2009 1:40 pm

eh essa gayzisse mudo neo loga pra eu passa o clan
Ir para o topo Ir para baixo
ChOkItO
Drops
ChOkItO


Número de Mensagens : 25
Idade : 31
Localização : Goiânia
Warning : mudanças no português 22101010
Data de inscrição : 27/12/2008

mudanças no português Empty
MensagemAssunto: Re: mudanças no português   mudanças no português EmptySex Jan 02, 2009 11:28 am

nuss. fudeo geral.. paokspoakpsokapoks

so um analfabetoO...

=/
Ir para o topo Ir para baixo
HiKaRi
Drops
HiKaRi


Número de Mensagens : 33
Idade : 32
Data de inscrição : 28/12/2008

mudanças no português Empty
MensagemAssunto: Re: mudanças no português   mudanças no português EmptySex Jan 02, 2009 3:34 pm

'o'

eu num li vi o tamanho i fiqei com preguiÇa de ler


o qi fala ai?? /e2
Ir para o topo Ir para baixo
revenge neo
Admin
revenge neo


Número de Mensagens : 78
Idade : 39
Data de inscrição : 22/12/2008

mudanças no português Empty
MensagemAssunto: Re: mudanças no português   mudanças no português EmptySex Jan 02, 2009 9:38 pm

q num vai mais ter 2 pontinhus em cima do u e q microondas vai ter traçinho..ex: micro-ondas/cinquenta
Ir para o topo Ir para baixo
https://reikisenshi.forumeiros.com
ChOkItO
Drops
ChOkItO


Número de Mensagens : 25
Idade : 31
Localização : Goiânia
Warning : mudanças no português 22101010
Data de inscrição : 27/12/2008

mudanças no português Empty
MensagemAssunto: Re: mudanças no português   mudanças no português EmptySex Jan 02, 2009 9:52 pm

bom resumo neo...
paokspokas
Ir para o topo Ir para baixo
Pirulito
Drops
Pirulito


Número de Mensagens : 29
Idade : 33
Localização : São Paulo - SP
Warning : mudanças no português 22101010
Data de inscrição : 28/12/2008

mudanças no português Empty
MensagemAssunto: Re: mudanças no português   mudanças no português EmptySáb Jan 03, 2009 5:05 pm

SHUASHUSHUASHUAS concordo!
UP!
Ir para o topo Ir para baixo
~La~Azura~
Drops
~La~Azura~


Número de Mensagens : 38
Idade : 29
Data de inscrição : 30/12/2008

mudanças no português Empty
MensagemAssunto: Re: mudanças no português   mudanças no português EmptyDom Jan 11, 2009 3:48 am

Nem curto portugues quero tudo que se fodz ;o
Os brasileiros nem sabe escreve se muda vai fica mais foda ainda! |:
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





mudanças no português Empty
MensagemAssunto: Re: mudanças no português   mudanças no português Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
mudanças no português
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Reiki no Senshi :: Off-game :: Off Topic-
Ir para: